É fácil compreender que não teríamos as técnicas adotadas em
grandes áreas, se não fossem as máquinas agrícolas.
Interessante observar, que o inventor de uma máquina, nem sempre faz ideia da totalidade das técnicas que o seu invento poderá viabilizar. Imaginamos que o inventor do Pivô Central, não fez ideia de que seu invento poderia viabilizar uma das técnicas mais importante, que é a aplicação de fertilizantes e defensivos no momento da irrigação. Temos certeza de que se os produtores fossem orientados a usarem o Pivô Central para fazer as suas aplicações de fertilizantes de cobertura e defensivos, muito mais produtores passariam a considerar este benefício na hora da decisão sobre a compra.
Descobrir como se usa uma ferramenta está muito mais afeto ao seu usuário do que ao seu criador. Com Pivô Central não foi diferente, os seus usuários descobriram que esta máquina maravilhosa, além de irrigar, é extremamente importante para a aplicação de fertilizantes e defensivos.
No início os produtores começaram fazendo as aplicações de fertilizantes e defensivos usando caixas d’água. Apesar dos resultados serem muito inferiores ao de uma máquina adequada para se fazer a aplicação destes produtos, o uso destes equipamentos rudimentares que alguns produtores ainda usam, serviu para sinalizar para os benefícios desta grande técnica, a Quimigação que é a aplicação de produtos químicos, via água de irrigação.
Posteriormente criou-se uma máquina, mais elaborada, os Tanques de Diluição, que apesar de ser um avanço, ainda deixaram muito a desejar por causa das suas limitações.
Por fim, por volta do ano 2007, foi lançado o INJEFERD. Hoje usado por centenas de produtores do Brasil e do mundo, o INJEFERD é tido por muitos como uma máquina quase perfeita que dosa dilui e injeta com muita precisão e com pouquíssima mão de obra, quantidades consideráveis de fertilizantes e defensivos, em uma mesma operação, ou em operações distintas.
O INJEFERD é uma invenção que é admirada por todos os usuários, pela sua simplicidade, eficiência, reduzido custo de manutenção e aquisição. O INJEFERD é tido como uma máquina de melhor relação custo benefícios do mercado. Quando relacionamos o preço de um INJEFERD ao investimento em um Pivô Central, ou diluímos o custo de uma máquina pelo número de Pivôs que ele pode atender, chegamos numa cifra irrisória. Com relação à redução no gasto com mão de obra, podemos afirmar que é suficiente para amortizar o equipamento em apenas 18 meses. Se formos analisar todos os benefícios do INJEFERD e da tecnologia que ele viabiliza, como redução de maquinas envolvidas na aplicação de fertilizantes de cobertura de defensivos e além do significativo aumento na produtividade de todas as culturas, teríamos uma lista enorme de benefícios.
Repetindo a frase de um pesquisador “ter um Pivô Central e usá-lo só para irrigar, é como ter uma televisão colorida e assisti-la só em preto e branco”.
Eng° AgrônomoCarlos Renato de Almeida Dias - Sócio Proprietário na empresa Solomaq Ltda.
Conheça a linha INJEFERD, fale com um de nossos consultores técnicos